2.1 – Relações com a mídia/ assessoria de imprensa

O relacionamento da empresa com a mídia é realizado, atualmente, através de departamento próprio ou de forma terceirizada, contratando-se assessoria de imprensa. Nesse sentido, de acordo com Farias, constitui-se um dos instrumentos mais utilizados para a divulgação de fatos institucionais e como fonte de recursos para agências e profissionais.

Segundo o autor, é fundamental que a estratégia de relacionamento com a mídia seja fruto de uma ação contínua, estruturada e planejada, que vise não somente à mão única de fornecimento de informações à imprensa ou ao atendimento das demandas oriundas desta, mas à percepção de um cenário no qual a imprensa é um dos muitos elementos que contribuem para a formação de opinião dos públicos estratégicos a cada organização. Nesse contexto, a imprensa está contida na mídia, que também é fonte para o planejamento comunicacional das organizações, tanto institucional quanto promocionalmente.

A assessoria de imprensa é definida como:


    O conjunto de ações que visem obter gratuitamente a divulgação de fatos noticiáveis, de forma positiva, sobre determinado objeto.

Posto de outra maneira, trata-se da atividade de comunicação que busca a veiculação de notícias sobre a empresa, na mídia, de teor positivo e gratuitamente.



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