Resumo

A comunicação externa é responsável pelo posicionamento e pela imagem da organização junto à sociedade; assim, seu foco é a opinião pública. Entre os públicos externos à organização, podemos destacar, entre outros, os clientes, a imprensa, os concorrentes, os parceiros, os governos (locais, regionais e nacionais), os sindicatos, as associações de classe e as organizações não governamentais (ONGs).

Para o autor, os objetivos da comunicação externa são:

• Divulgar a missão da organização;
• Criar atitudes favoráveis às atividades da organização;
• Despertar nos públicos externos sentimentos de que a modernização da organização é fundamental;
• Propiciar visão clara de aspectos, programas e atividades da organização junto aos poderes constituídos;
• Assessorar as áreas da organização nas tarefas de implantação de mudanças e inovações relevantes; e
• Valorizar os recursos e potenciais humanos da organização.

Além desses objetivos, Torquato relaciona princípios e valores que podem guiar os programas de comunicação elaborados pela empresa. São eles: verdade, qualidade, adequação, clareza, equilíbrio, rapidez, oportunidade, confiança/ credibilidade, prevenção, cordialidade e respeito, impessoalidade, uniformidade e coerência, direcionalidade e responsabilidade social.



Copyright © 2010 AIEC.