A ideia mais difundida e empregada, contudo, foi formulada por Edgar Schein originalmente em 1984, que definiu cultura organizacional como um conjunto de pressupostos básicos que um grupo inventou, descobriu ou desenvolveu, ao aprender como lidar com os problemas de adaptação externa e integração interna e que funciona bem o suficiente para serem considerados válidos e ensinados a novos membros como a forma correta de perceber, pensar e sentir em relação a esses problemas.

No conceito de Schein, a ênfase recai sobre a alusão aos pressupostos compartilhados por um grupo de pessoas para lidar com problemas internos (de integração interna) e externos (de adaptação externa) à organização, e também à “transmissão” desses pressupostos aos novos empregados, que os assumem como a maneira correta para lidar com aqueles problemas.

Novamente, temos aqui a questão comunicacional, na medida em que ela atua como elemento capaz de estimular a integração interna entre os empregados e auxiliar a empresa no processo de adaptação a fatores externos (como mudanças oriundas do acelerado processo tecnológico, mudanças sociais etc.).


Edgar H. Schein (1928)
Fonte: http://sloanweb.mit.edu/expertiseguide/facultybio.html?w=SP000121



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