4 – Os estudos sobre cultura e o papel da comunicação

Existem diferentes abordagens da cultura nos estudos que se realizam sobre ela. Para cada uma delas, a comunicação desempenha diferentes papéis. Thévenet classifica esses estudos em cinco teorias diversas, oriundas da antropologia:

Teorias

Como é vista a cultura

A cultura no contexto organizacional

Papel da comunicação na organização

Teorias de evolução cultural

É vista como um processo evolutivo, exprimindo aspectos da sociedade, que ocorre desde as culturas ditas primitivas até as mais evoluídas. Tem um viés normativo, valorando a cultura dentro de uma escala evolutiva.

Na relação com as empresas, estuda a complexidade crescente das situações e problemas que elas enfrentam à medida que crescem, ou seja, analisando o ciclo de vida delas.

Em relação ao papel da comunicação, a autora sugere ser atuar na identificação de empresas que possam servir de padrão para indicar elementos culturais almejados por ela própria, no futuro.

Teorias do particularismo histórico

Buscam-se leis universais presentes na evolução da cultura que norteiem as mudanças culturais.

No cenário de estudos organizacionais, analisa as manifestações culturais em determinado espaço organizacional, sem realizar julgamentos prévios e levando em conta a diversidade cultural e as especificidades de cada empresa.

A comunicação assume, nesta, a função de valorizar e difundir o caráter único (particular) da empresa.

Teorias funcionalistas

Analisa-se a função da cultura como disseminadora de conjunto de regras para o funcionamento do sistema.

Quanto às organizações, avalia o quanto a cultura é imprecisa e passível de ser estudada a partir da ótica dos interesses dos diferentes grupos nela existentes.

Aqui, a área de comunicação interna pode realizar pesquisas com o intuito de conhecer os processos, valores e crenças da organização, para planejar sua mudança em direção a um estado desejado que mais interesse ao adequado funcionamento dela.

Teorias do materialismo cultural

A cultura é vista como um conjunto de comportamentos observáveis, sendo as pessoas os transmissores destes. Como objetos de análise, têm-se os rituais, os valores, os símbolos etc.

No ambiente das empresas, proporciona a realização de trabalhos sobre o comportamento dos indivíduos e sua influência sobre a coletividade, bem como do ambiente sobre o comportamento dos grupos.

A comunicação, desta feita, estimula a interpretação dos fenômenos individuais e coletivos, com vistas a buscar entrosamento entre as duas dimensões.

Teorias do idealismo cultural

São estudados os aspectos simbólicos compartilhados pelas pessoas em uma organização social.

Para os estudos organizacionais, a ênfase recai sobre a análise dos esquemas ou estruturas mentais que são compartilhadas, e que acabam influenciando, inconscientemente, o comportamento humano.

Quanto à comunicação, pode exercer um papel de fortalecimento desses esquemas referenciais, ressaltando os aspectos simbólicos das ações organizacionais.



Copyright © 2010 AIEC.