5 – A cultura organizacional e a comunicação

Como vimos no início deste módulo, a cultura tem como elemento central valores e pressupostos. Para que os valores sejam compartilhados e os pressupostos básicos internalizados pelas pessoas – e, depois, transmitidos para os novos funcionários, à medida que entram na organização -, é fundamental que as organizações desenvolvam um composto comunicacional adequado.

Na visão de Fleury, a comunicação constitui um dos elementos essenciais no processo de criação, transmissão e cristalização do universo simbólico de uma organização. Nesse sentido, a autora considera fundamental mapear o sistema de comunicações da empresa para a efetividade desse processo, por intermédio da identificação dos meios formais orais (reuniões, telefonemas etc.) e escritos (jornais, circulares, memorandos etc.), bem como os meios informais, tais como a “rádio peão” e do uso que é dado por eles pela organização.

Esse procedimento permite obter uma série de informações úteis para a análise da comunicação organizacional, como a finalidade com que são utilizados, a qual(is) grupo(s) se dirige(m), qual o nível de efetividade das mensagens veiculadas por eles etc.



Copyright © 2010 AIEC.