Resumo

A noção de cultura vem de uma série de campos de estudo, cada qual com pontos de vista diversos (mas complementares) sobre o termo. A possibilidade de aproximações conceituais é extensa, mas alguns elementos parecem ser comuns, como a ideia de símbolo e de ela ser parte do contexto de uma comunidade.

Isso remete a outra ideia fundamental em nosso estudo: existem diversos níveis de cultura, como a cultura pessoal, a cultura de um grupo, a cultura de uma comunidade, a cultura de uma organização (organizacional) e, até mesmo, a cultura típica de um país.

Esses níveis não são estáticos, estanques. Assim, quando trabalhamos em determinada empresa, por exemplo, levamos para ela nossa bagagem cultura. Nela, existe uma cultura, com a qual começamos a conviver desde o momento em que somos contratados para nela atuar. E a empresa não está isolada de um contexto, não é um sistema fechado, mas sim parte da sociedade, um sistema aberto que interage com públicos diversos, que têm suas próprias culturas e, todas elas, dentro de um determinado país – que, por sua vez, também detém uma estrutura cultural.

Assim como cultura, o conceito de cultura organizacional tem diversas acepções, de acordo com o período histórico, a ciência da qual advém e a corrente teórica a qual se vincula cada autor.

Beyer e Trice definem cultura organizacional como rede de concepções, normas e valores, que são tomadas por certas, que permanecem submersas à vida organizacional e que para criar e manter a cultura, essas concepções, normas e valores devem ser afirmados e comunicados aos membros da organização de uma forma tangível.

César acrescenta outra definição: o modo habitual de pensar e agir, que deve ser apreendido e aceito, que é mais ou menos compartilhado por todos os empregados da empresa.

A mais difundida e empregada, contudo, foi formulada por Edgar Schein, que a definiu como um conjunto de pressupostos básicos que um grupo inventou, descobriu ou desenvolveu, ao aprender como lidar com os problemas de adaptação externa e integração interna e que funciona bem o suficiente para serem considerados válidos e ensinados a novos membros como a forma correta de perceber, pensar e sentir em relação a esses problemas.



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