2 – A identidade empresarial

Como vimos anteriormente, a identidade de uma empresa é construída internamente (pelo público interno da organização, do nível operacional ao diretivo). Para que essa construção seja a mais positiva possível, Argenti sugere a necessidade de atentar-se a alguns fatores, quando da elaboração dela:

O primeiro elemento seria a busca de uma visão inspiradora. Mintzberg define a visão como a inspiração, o senso daquilo que precisa ser feito, a ideia-guia que orienta os caminhos da organização e que, para Argenti, abrange os principais valores, filosofias e objetivos dela. Saiba +

O segundo é representado pela busca de elaboração cuidadosa da marca corporativa. Para isso, é necessário que o nome da empresa comunique a sua identidade e que a logomarca seja capaz de transmitir atributos importantes para ela ou que facilite sua identificação imediata por parte do público (ex.: os arcos dourados que formam a logomarca do McDonald’s).

O terceiro corresponde à coerência entre a forma como a empresa se apresenta ao público externo e ao que efetivamente faz. Exemplo.



Copyright © 2010 AIEC.