5 – Propaganda corporativa

Um dos meios mais utilizados pelas empresas para divulgar positivamente sua imagem junto a seus públicos de interesse é a propaganda corporativa. De acordo com Argenti:


A propaganda corporativa pode ser definida como o uso pago da mídia com fins de beneficiar a imagem da empresa como um todo, e não somente de seus produtos ou serviços.

Uma vez que todos os elementos de uma propaganda contribuem para a imagem de uma empresa, tanto a propaganda de um produto específico quanto a propaganda corporativa devem refletir uma estratégia única. A propaganda da imagem corporativa deve “marcar” uma empresa do mesmo modo que a de um produto marca um produto.

Segundo o autor, é necessário que a propaganda corporativa tenha cunho estratégico (voltada para o futuro da empresa para que ela tenha longevidade e não fique estagnada ou ultrapassada) e seja coerente (conjugada às imagens dos produtos ou negócios da empresa, e adequada à visão da empresa).

Mas a propaganda corporativa também pode ser utilizada para outras finalidades; assim, Argenti classifica-a em três categorias distintas:

1. propaganda para reforçar a identidade ou melhorar a reputação;
2. propaganda para atrair investimentos;
3. propaganda para influenciar opiniões.

Nesse tipo de propaganda, segundo Bendit, a ênfase é maior no conteúdo e não na forma – em função do tom de esclarecimento sobre determinada situação inerente a ela. E ressalta a necessidade de que o discurso argumentativo contenha ao menos um dos seguintes elementos:

• provas concretas;
• argumento de autoridade;
• testemunho autorizado;
axioma;
• a escolha de palavras não pode ser “neutra”;
• argumentação lógica, pragmática.

Assim, percebe-se que a propaganda corporativa pode atender a mais de um fim; no entanto, aquela que busca incrementar a identidade ou reputação da empresa tem grande relevância nesse contexto.



Copyright © 2010 AIEC.