2 - Características

Os conceitos vistos anteriormente trazem pontos aos quais se precisa atentar, como o teor inesperado da crise, o fato de gerar impacto na empresa e poder ser tangível (físico) ou intangível.

Além desses, cabe atentar a características comuns às crises (apesar de elas se constituírem em eventos únicos, singulares), apontadas pelo autor a partir de Ray O’Rourke, diretor executivo do banco de investimentos Morgan Stanley. São elas:

• elemento surpresa – ou seja, o caráter inesperado invariavelmente associado à ocorrência de crises;

• informações insuficientes – quando da eclosão da crise, normalmente a empresa dispõe de poucas informações sobre o problema, necessitando, a partir daí, fazer um levantamento delas para poder estruturar ações a serem postas em prática para enfrentá-la;

• ritmo acelerado dos eventos – após seu surgimento, os fatos relacionados à crise ocorrem com muita rapidez, dificultando a reação por parte da empresa;

• investigação detalhada – visando ao encerramento do episódio, faz-se necessária apuração profunda dos fatos, identificando todas as nuances relacionadas a fatos e pessoas envolvidas.





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