| 1 – O computador nos contextos organizacionais Como vimos anteriormente, para definir as mídias a serem utilizadas em suas ações de comunicação, as empresas precisam levar em consideração uma série de pontos, tais como:
Até os anos 80, o leque de opções de mídias empresariais não era muito amplo. Em termos de comunicação interna, eram produzidos boletins, informativos, jornais e revistas (mídia impressa), programas de rádio e de TV corporativa (mídia sonora e audiovisual, respectivamente), dirigidos aos funcionários para informá-los sobre normas, eventos ocorridos na empresa, comemorações, datas festivas etc. Para os públicos
externos, em termos de comunicação mercadológica,
eram lançadas campanhas de publicidade (normalmente em veículos
da grande imprensa) e, quanto à comunicação institucional,
as áreas de comunicação das empresas ou assessorias
de imprensa contratadas criavam notícias que eram enviadas para
a imprensa, na forma de releases, com objetivos comerciais e informativos
– e ambas, em última instância, para divulgar a imagem
da empresa. Mais à frente, estudaremos mais sobre meios de comunicação
empresariais. |
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