•
Braços e mãos: atrás das costas,
nos bolsos, cruzados, apoiados sobre a mesa, tribuna ou haste do microfone,
gestos abaixo da linha da cintura ou acima da linha da cabeça,
coçar a cabeça, segurar a gola da blusa ou do paletó,
mexer na aliança, na pulseira, distrair-se com um lápis
ou uma caneta.
•
Pernas: mantê-las muito abertas, fechadas ou
rígidas, apoiando ora sobre uma, ora sobre a outra, fazendo movimentos
desordenados.
•
Postura: negligente, de alguém derrotado ou
prepotente, com ar arrogante.
•
Apresentar um gesto para cada informação predominante
na frase. Não ter pressa de voltar à posição
de apoio.
• Gesticular com os braços acima da linha da cintura. Fazer
o movimento a partir do ombro. Variar os gestos.
• Marcar o ritmo da fala com os braços na frente do corpo.
• Estabelecer um sincronismo harmonioso entre o gesto, a voz e
a mensagem.
• Posicionar-se naturalmente sobre as duas pernas.
• Usar o jogo fisionômico para tornar a comunicação
mais expressiva.
• Olhar para os ouvintes.
• Falar sentado apenas quando puder ver todos os ouvintes e eles
também puderem vê-lo. Evitar os pés em forma de
"x" embaixo da cadeira, não esticar as pernas, nem
pender o corpo demasiadamente para um dos lados. Posicionar-se com os
dois pés no chão, ou cruzar uma das pernas sobre a outra.