| 5 – O media training As dicas de relacionamento vistas até agora pressupõem o contato direto com a imprensa. Técnicas de relacionamento com a mídia, no entanto, também podem ser obtidas por meio de treinamento, no que se chama de media training. Esse treinamento ajuda a fonte (no caso, os representantes da empresa) a compreender e atender as necessidades dos jornalistas e a aproveitar melhor as oportunidades de exposição. No entanto, este tipo de curso não é a única possibilidade: muitas vezes, os assessores de imprensa podem orientar os executivos da empresa em que atuam de maneira informal, fazendo simulações de entrevistas, repassando orientações sobre características de órgãos de imprensa e realizando análises conjuntas sobre os resultados obtidos com entrevistas. Os cursos de media training podem ser realizados por assessoria de imprensa (própria da empresa ou terceirizada) ou contratados junto ao mercado, por meio de palestras, textos, oficinas etc. Para aumentar as chances de sucesso dessas ações de capacitação, Duarte (2010) sugere a necessidade de atentar-se a dois pontos fundamentais: 1. Seleção dos porta-vozes corretos, ou seja, das pessoas que serão capacitadas para realizar o contato com a imprensa. O autor sugere a capacitação do maior número de pessoas para tal, possibilitando a escolha de determinado dirigente para cada situação; 2. Preparação adequada dos representantes da empresa, abrangendo a busca de desenvoltura de um rol de habilidades, como expressão corporal; clareza, objetividade, firmeza e precisão na fala; capacidade de improviso, de argumentação e de apresentação de ideias e informações a públicos específicos. Assim, quanto mais intensa e abrangente a capacitação dos porta-vozes da organização, maiores as chances de que o relacionamento com a imprensa seja exitoso. |
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