Boletim gerencial (ou position paper): como o próprio nome indica, tem como público o segmento gerencial, visando informar, aos participantes desse grupamento, em primeira mão, sobre mudanças e temas que eles devem tratar junto a suas equipes, clientes e fornecedores. Possui linguagem argumentativa e redação na forma de tópicos. Pode ter material de apoio anexo, como apresentações em PowerPoint, figuras e gráficos, visando a facilitar a compreensão sobre o tema do boletim. Não costuma ter periodicidade definida e é restrita a uma parte ou a todo o grupamento gerencial de uma empresa. Pode existir tanto em formato impresso quanto no digital.

Jornal: costuma ter periodicidade maior (mensal ou bimestral) do que o informativo e funciona como uma síntese dos acontecimentos na organização em determinado período, com um foco mais de alinhamento estratégico do que informativo. Exige maior investimento de recursos do que o informativo, conta com maior número de seções e tratamento diversificado de temas – por meio de entrevistas, colunas, matérias, reportagens etc.




Copyright © 2010 AIEC.