•
Boletim gerencial (ou position paper): como
o próprio nome indica, tem como público o segmento gerencial,
visando informar, aos participantes desse grupamento, em primeira mão,
sobre mudanças e temas que eles devem tratar junto a suas equipes,
clientes e fornecedores. Possui linguagem argumentativa e redação
na forma de tópicos. Pode ter material de apoio anexo, como apresentações
em PowerPoint, figuras e gráficos, visando a facilitar a compreensão
sobre o tema do boletim. Não costuma ter periodicidade definida
e é restrita a uma parte ou a todo o grupamento gerencial de
uma empresa. Pode existir tanto em formato impresso quanto no digital.
•
Jornal: costuma ter periodicidade maior (mensal ou
bimestral) do que o informativo e funciona como uma síntese dos
acontecimentos na organização em determinado período,
com um foco mais de alinhamento estratégico do que informativo.
Exige maior investimento de recursos do que o informativo, conta com
maior número de seções e tratamento diversificado
de temas – por meio de entrevistas, colunas, matérias,
reportagens etc.