Resumo

Para a definição do portfólio de meios de comunicação a serem utilizados em uma empresa, torna-se necessário considerar elementos como sua estratégia (com os valores, a cultura e demais fatores inerentes a ela), a estratégia de comunicação, os recursos disponíveis, os públicos a serem abrangidos pelas ações de comunicação, os objetivos que se pretende atingir por meio delas e a mensagem a ser utilizada.

A partir disso, são definidos os meios de comunicação a serem empregados. Cabe ressaltar que, para um mesmo objetivo comunicacional, mais de uma mídia pode vir a ser empregada. Outro fator a se ter em mente é que, apesar dos grandes avanços tecnológicos, especialmente verificados nas últimas décadas, as mídias continuam coexistindo, ou seja, não são excludentes. Assim, pode-se, também, encontrar ações de comunicação que são realizadas com o uso tanto de mídias tradicionais (como o jornal ou o rádio, por exemplo) quanto de mídias digitais (web, redes sociais etc.).

Para decisão quanto ao uso de determinada mídia, outros fatores, relacionados a características de comunicação (vistas anteriormente), devem ser levados em conta. Alguns deles são: o fluxo da comunicação (se ascendente, descendente ou horizontal), o tipo (verbal ou oral), o nível de formalização (formal ou informal) etc.

Além disso, os próprios meios apresentam características que precisam ser consideradas ao tomar decisão sobre a utilização de um deles. Um exemplo: os meios de comunicação podem ser síncronos ou assíncronos:

Síncronos: são aqueles em que os participantes do processo de comunicação interagem no momento em que a comunicação ocorre, ou seja, em que a comunicação ocorre em tempo real. Exemplos: telefone, bate-papo (chats), mensagens instantâneas etc.

Assíncronos: são aqueles nos quais não há necessidade de os participantes estarem presentes no processo de comunicação, ou seja, em que a comunicação ocorre em tempos distintos, que não acontece em tempo real. Exemplos: fax, e-mail, fóruns de discussão etc.



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