2 – Política de comunicação

Além do planejamento estratégico, a empresa deve definir sua política de comunicação. De acordo com Bueno:


Política de comunicação é um processo articulado de definição de valores, objetivos, diretrizes, normas e estruturas, que tem como finalidade orientar o desenvolvimento de ações, estratégias e produtos de comunicação para uma organização tendo em vista o seu relacionamento com os diversos públicos de interesse.

Nesse conceito, cabe pontuar alguns itens muito importantes. A alusão a valores, por exemplo, traz à tona a questão da cultura organizacional, vista anteriormente, em relação à qual a política de comunicação deve guardar ligação. Isso se manifesta justamente por meio de valores, pois, para que a essa política possa ser efetiva, precisa respeitar os valores da organização.

O termo objetivos guarda relação com a necessidade de que a política possa atender a finalidades específicas. Diretrizes e normas relacionam-se aos aspectos regulamentares, a seguir determinados ordenamentos, a guardar conformidade com instruções, leis etc.

Ao final, mencionam-se os públicos de interesse – que, como vimos no transcorrer da disciplina, são os públicos primários e secundários da organização, aqueles que a organização deve considerar para a elaboração de sua política de comunicação.

Um ponto importante ressaltado pelo autor é o caráter dinâmico da política de comunicação. Ou seja, apesar de ter sido elaborada em determinada época, em certo período histórico, ela não é estática: deve ser permanentemente revisitada e revisada, de forma a que as mudanças que ocorrem no ambiente negocial e no cenário comunicacional sejam permanentemente refletidas nessa política.



Copyright © 2010 AIEC.