3 – Etapas de formulação da política de comunicação

Bueno relaciona as etapas para formulação da política de comunicação. São elas:

Internamente, pode-se também utilizar de reuniões, workshops, palestras e outras ações que visem a estimular o conhecimento sobre a política por parte dos funcionários e demais colaboradores.

Encerrado o processo, vale ressaltar o caráter dinâmico da política (como mencionado anteriormente), o que implica o constante acompanhamento e revisão do documento, possibilitando sua atualização e de forma a que espelhe o cenário comunicacional e macroambiental da empresa.

Visando maximizar as chances de efetividade da política de comunicação (ou seja, de seu amplo conhecimento e correta observância pelas pessoas), a alta direção precisa estar envolvida, desde o processo de formulação até a divulgação dela.


Para conhecer exemplos práticos de políticas de comunicação, sugerimos a visita ao site da Eletrobras, empresa brasileira do setor elétrico, e ao da Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Nos links abaixo, você encontra informações sobre as políticas de comunicação dessas empresas, bem como ao documento completo delas.
Eletrobras - http://www.eletrobras.com/elb/main.asp?Team={619BF3D5-4C97-4DAB-AFC4-A1E59D600DCA}
Embrapa - http://www.embrapa.br/publicacoes/institucionais/polcomembrapa.pdf/view



Copyright © 2010 AIEC.