4 – Os planos de comunicação

A política de comunicação não deve ser confundida com os planos de comunicação, que têm um caráter mais prático, mais operacional, contendo um conjunto de objetivos e metas a serem atingidas em determinado período de tempo – como bem aponta Bueno.

Assim, poderíamos pensar:


• nas políticas como o balizador,
• nas estratégias como a forma de atuação em determinada área (no caso, em comunicação) e
• no plano como o instrumento de sistematização de objetivos e metas que visam ao cumprimento da estratégia de comunicação.

Essa diferenciação é importante porque, não raro, os termos são confundidos entre si.

Não há um modelo único, padronizado de plano de comunicação para aplicação em qualquer empresa, de qualquer segmento de atuação. Normalmente, os planos são adequados à realidade e às especificidades e necessidades de cada empresa.

Na literatura sobre o assunto, diversos são os modelos ou tipos apresentados por diferentes autores. A título de ilustração, trazemos dois exemplos: um plano específico de comunicação interna e um plano de comunicação institucional, propostos por Tavares.



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