4.2. Plano de comunicação institucional

Tavares sugere as seguintes partes para este tipo de plano:

1. Introdução

Contempla a descrição das principais informações sobre a empresa, como razão social, nome de fantasia, ramo de negócio, porte, números de inscrição junto a órgãos oficiais (como CNPJ, por exemplo), endereço físico e eletrônico, telefone, fax, número de funcionários, tempo de mercado etc.

Informações sobre os produtos e serviços oferecidos pela organização e sobre a marca também devem ser registrados nesta parte, bem como outras que se considerem relevantes.

2. Análise institucional

Aqui, é feito um levantamento da imagem dos principais concorrentes da empresa, dos principais veículos de comunicação e da relação deles com a organização etc.

Nesta etapa, ainda, o autor sugere indicar os motivos primordiais para o desenvolvimento do plano.

3. Definição dos públicos de interesse para as estratégias de comunicação institucional

Demonstram-se, aqui, os públicos primários e secundários para a comunicação da empresa, identificando-se aspectos inerentes a eles (demográficos, comportamentais, perfis etc.).

4. Objetivos gerais da comunicação institucional

Descrição dos objetivos, relacionando-os aos efeitos que se pretende gerar (criação, manutenção ou melhoria) junto à imagem da empresa.

5. Metas gerais da comunicação institucional

Esta parte delineia as metas, a partir dos objetivos, que se pretende atingir com o plano em questão.

6. Estratégias da comunicação institucional

Listam-se técnicas, meios/veículos e tempo para atingimento das metas e objetivos propostos no plano.

7. Controle e avaliação sobre objetivos, metas e estratégias da comunicação institucional

Estabelecem-se os processos (forma) para realização do controle, bem como os indicadores utilizados para esse procedimento.

8. Investimento

Descrição dos investimentos realizados por ação e no total, assim como a fonte dos recursos.



Copyright © 2010 AIEC.