Do Século XIII até o início do Século XVII, as cidades italianas de Veneza, Pisa, Gênova e Florença apresentavam intensa atividade mercantil e cultural. Contavam, portanto, com os ingredientes necessários para o florescimento da Contabilidade.

Leonardo Fibonacci ou Leonardo Pisano, isto é, Leonardo da cidade de Pisa, nasceu no final do Século XII. Ele teve o primeiro contato com a cultura árabe em Bejaia, cidade localizada na costa africana, onde atualmente é a Argélia. Ao aprender álgebra e geometria, descobriu que, ao contrário da cultura européia, os árabes utilizavam números em lugar de letras para representar os algarismos.

Reconhece-se como tendo sido o grande mérito de Fibonacci vislumbrar a possibilidade de aplicar os conhecimentos da aritmética nas operações comerciais da época. Seu livro liber abaci, escrito em 1202, é o mais conhecido de seus trabalhos.

O frei Luca Pacioli, nascido na Toscana, região da atual Itália, publicou em Veneza, em 1494, o Tractatus de Computis et Scripturis dentro da obra Summa de Arithmética, Geometria, Proportioni et Proporcionalitá. A maior contribuição do livro de Pacioli foi a divulgação do método de escrituração contábil denominado de Método das Partidas Dobradas.
Sabe-se que ele não foi o seu inventor, apenas o descreveu. Na verdade, o método estava em uso em Veneza há mais de 200 anos. Entretanto, a obra de Pacioli foi muito importante para a disseminação das partidas dobradas, razão pela qual ele é considerado o pai da Ciência Contábil moderna.



Copyright © 2010 AIEC.