A periodicidade do levantamento do Balancete fica a critério de cada entidade, mas, em geral, ele é feito mensalmente. O Balancete, além de possibilitar a identificação de erros cometidos na escrituração, permite ao administrador acompanhar os efeitos de sua gestão, orientando-o na tomada de decisões.

O primeiro passo a ser dado para o encerramento do Exercício Financeiro de uma empresa é o levantamento do Primeiro Balancete Final de Verificação (Antes dos Ajustes), na mesma data que representará o saldo de todas as Contas Patrimoniais e de Resultado.
Vejamos um exemplo completo da elaboração de um Balancete de Verificação, iniciando pela identificação das operações da empresa, contabilização e verificação dos saldos por meio do balancete:

1. Constituição da empresa com Capital em dinheiro de R$ 500;
2. Aumento de Capital em bens, sendo R$ 600 em Prédios e R$ 450 em Terrenos;
3. Depósito de R$ 350 em Banco (BEG);
4. Aplicação financeira em cheque no montante de R$ 250;
5. Compra de mercadorias para revenda, no total de R$ 480, sendo R$ 80 com cheque e R$ 400 a prazo;
6. R$ 45 referente a pagamento de despesas de cartório;
7. Rendimento creditado no valor de R$ 25, proveniente de aplicação financeira;
8. Venda de uma mercadoria (adquirida por R$ 150) por R$ 300, sendo R$ 200 recebidos em dinheiro a vista e R$ 100 a prazo, com emissão de promissória;
9. R$ 20 de pagamento de comissão a vendedor em dinheiro;
10. 0.Pagamento parcial de R$ 130 a fornecedor em dinheiro.
Continuando, atribui-se um código numérico a cada conta (para poder-se utilizar a coluna de contrapartida) e passa-se à escrituração do razão das contas envolvidas.



Copyright © 2010 AIEC.