| A periodicidade
do levantamento do Balancete fica a critério de cada entidade,
mas, em geral, ele é feito mensalmente. O Balancete, além
de possibilitar a identificação de erros cometidos na escrituração,
permite ao administrador acompanhar os efeitos de sua gestão, orientando-o
na tomada de decisões.
O primeiro passo a ser dado para o encerramento do Exercício Financeiro
de uma empresa é o levantamento do Primeiro Balancete Final de
Verificação (Antes dos Ajustes), na mesma data que representará
o saldo de todas as Contas Patrimoniais e de Resultado.
Vejamos um exemplo completo da elaboração de um Balancete
de Verificação, iniciando pela identificação
das operações da empresa, contabilização e
verificação dos saldos por meio do balancete:
1. Constituição da empresa com Capital em dinheiro de R$
500;
2. Aumento de Capital em bens, sendo R$ 600 em Prédios e R$ 450
em Terrenos;
3. Depósito de R$ 350 em Banco (BEG);
4. Aplicação financeira em cheque no montante de R$ 250;
5. Compra de mercadorias para revenda, no total de R$ 480, sendo R$ 80
com cheque e R$ 400 a prazo;
6. R$ 45 referente a pagamento de despesas de cartório;
7. Rendimento creditado no valor de R$ 25, proveniente de aplicação
financeira;
8. Venda de uma mercadoria (adquirida por R$ 150) por R$ 300, sendo R$
200 recebidos em dinheiro a vista e R$ 100 a prazo, com emissão
de promissória;
9. R$ 20 de pagamento de comissão a vendedor em dinheiro;
10. 0.Pagamento parcial de R$ 130 a fornecedor em dinheiro.
Continuando, atribui-se um código numérico a cada conta
(para poder-se utilizar a coluna de contrapartida) e passa-se à
escrituração
do razão das contas envolvidas.
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