10 - Distribuição do resultado do exercício

Encontrado o Resultado do Exercício, a etapa seguinte é a sua distribuição do mesmo. Existem, de acordo com a lei, prioridades na distribuição do lucro. Após o cálculo do Imposto de Renda, verificam-se as prioridades nas participações de terceiros.

Imposto de Renda - No Livro de Apuração do Lucro Real (LALUR), calcula-se o lucro real que corresponde ao lucro do exercício financeiro menos as exclusões previstas, como os valores cuja dedução seja autorizada pela Legislação do Imposto de Renda e que não tenham sido computados na apuração do Resultado do Exercício; as receitas, ganhos ou rendimentos incluídos na apuração do Resultado do Exercício que não são computados na apuração do lucro real; e compensações - os prejuízos fiscais apurados em determinado exercício poderão ser compensados com o lucro real apurado no máximo de 30%, mas sem prazo de validade, e adições, como os valores contabilizados como despesas, mas que não são dedutíveis ou aceitos pela Legislação do Imposto de Renda, bem como as receitas, ganhos e rendimentos que não tenham sido incluídos na apuração do resultado, mas que devem ser computados na apuração do lucro real; excesso de retiradas pró-labore, gratificações de dirigentes, multas por infrações fiscais e etc.

O Lucro Real é a base de cálculo do imposto de renda, que deve ser contabilizado na conta Provisão para Imposto de Renda.



Copyright © 2003 AIEC.