:Atacadista Unidade de negócio que compra e revende mercadorias a varejistas a outros comerciantes e/ou a estabelecimentos industriais e institucionais. E também, a usuários comerciantes, mas não vende em pequenas quantidades a consumidores finais. :Axioma Premissa imediatamente evidente que se admite como universalmente verdadeira sem exigência de demonstração. :Campanha Uma campanha é uma série de esforços coordenados de comunicação construídos em volta de um único tema e planejado para alcançar um objetivo específico em um período de tempo definido. A campanha é assim, um exercício no planejamento estratégico. :Ciclo de Vida do Produto (CVP) Conceito de marketing que orienta a dinâmica competitiva de um produto. A empresa precisa planejar uma seqüência de estratégias apropriadas para cada fase do ciclo de vida: introdução, crescimento, maturidade e declínio. O CVP é explicado pelo desenvolvimento, difusão e adoção de novos produtos. Com o objetivo de se vender modelos ou marcas mais caras. :Concessões de Preços são reduções de preços a consumidores finais, clientes ou a membros do canal por fazerem "algo" ou por aceitarem condições especiais. :Concurso e Sorteios Intermediários e consumidores devem enviar, pelo correio, 'provas de compra" do produto, junto com o solicitado pela empresa (resposta a uma pergunta, criação de slogan, etc.). :Cooperativa Oferta, ao consumidor, de um produto de uma empresa na compra de outro produto de outra empresa. :Countertrade Venda de bens ou serviços pagos no todo ou em parte pela transferência de bens ou serviços de um país estrangeiro. Operações comerciais cuja liquidação da transação é realizada por um processo de compensação não monetário. :Cuponagem Oferecimento de descontos de determinados produtos por meio de cupons impressos em jornais e revistas. :Curva de Demanda Demonstração gráfica do relacionamento entre preço e quantidade demandada por um mercado, assumindo-se que todos os demais fatores permaneçam constantes. :Custo adicional Trata-se de uma estratégia normalmente utilizada pelas pequenas e médias empresas, porém não recomendada. Neste item, o empresário acrescenta uma margem de lucro desejada ao seu custo. :Custo de vendas Custo total das vendas durante determinado período. :Custo fixo permanece constante independente de quantos itens sejam produzidos. Esse custo continua em vigor mesmo que a produção pare completamente. Ele é chamado de custo fixo porque é difícil mudar em curto prazo. :Custo fixo médio unitário é o custo fixo total dividido pela quantidade produzida. :Custo fixo total Soma de todos os custos fixos, independentemente de quanto for produzido. :Custo marginal é o custo de produzir e vender mais uma unidade. Normalmente, o custo marginal da última unidade é o mesmo que o custo variável da unidade. :Custo total é a soma dos custos fixos e variáveis para uma quantidade específica produzida. :Custo total unitário Soma dos custos fixos e variáveis por unidade produzida. :Custo unitário médio é o custo total dividido pela quantidade. :Custo variável está diretamente relacionado com a produção. Os custos variáveis podem ser controlados em curto prazo simplesmente ao se mudar o nível de produção. Quando a produção pára, por exemplo, todos os custos variáveis de produção tomam-se zero. :Custo variável médio unitário custo variável total dividido pela quantidade. :Custo variável total soma dos custos variáveis diretamente relacionados com o produto, como por exemplo, despesas de componentes, salários, materiais de embalagem, fretes e comissões de vendas. :Demanda declinante Toda a organização, mais cedo ou mais tarde, tem demanda declinante para um ou mais produtos. Pouco a pouco o produto vai perdendo participação no mercado até tornar-se obsoleto. :Demanda elástica neste caso a empresa deseja que as vendas aumentem consideravelmente se os preços baixarem. :Demanda excessiva Algumas organizações tem um nível de demanda maior do que o normal ou do que podem administrar. :Demanda indesejada Produtos indesejados vão atrair esforços organizados para desencorajar o consumo, por meio de campanhas de não-vendas. Por exemplo: cigarros, armas, entorpecentes. :Demanda Inelástica neste caso a empresa deseja que a promoção aumente a atratividade de um produto, de forma que a quantidade demandada decline muito pouco, caso os preços subam. :Demanda inexistente Os clientes-alvo podem estar desinteressados ou indiferentes ao produto. :Demanda irregular Muitas empresas enfrentam demanda que variam por períodos determinados, causando problemas de capacidade ociosa ou excessiva. :Demanda latente Muitos clientes podem ter uma forte necessidade que não podem ser satisfeita por nenhum produto existente. :Demanda negativa Quando a maior parte do mercado não gosta do produto. :Demanda plena As organizações têm demanda plena quando estão satisfeitas com o volume de negócios. :Demanda(s) são desejos por produtos específicos que são respaldados pela habilidade e disposição de comprá-los. Desejos tornam-se demandas quando apoiados por poder de compra. :Desconto é um instrumento que exerce atração inesgotável sobre os consumidores e homens de negócios, sendo principalmente eficaz quando o valor do produto ou serviço for bem definido. :Desconto à vista é a redução do preço para estimular o pagamento imediato das faturas. :Desconto funcional ou comercial é a redução da lista de preço concedida aos participantes do canal em função do trabalho que realizam. :Desconto por quantidade é o descontos oferecido para estimular a compra de determinado produto em maior quantidade. :Desconto sazonal consiste no desconto oferecido para os consumidores de um produto ou serviços durante um período de tempo em que a demanda do produto ou serviços é baixa. :Design refere-se ao projeto completo do produto. A forma deve sempre estar relacionada à função. :Desnatação do mercado Venda no topo da curva de demanda a preço alto antes de atender aos consumidores mais conscientes de preço. :Diferenciação de preço a empresa vende o produto a preços diferentes conforme o segmento de mercado, forma do produto, imagem, localização ou tempo. :Direitos autorais É o direito de exclusividade para reprodução, publicação e venda de uma obra literária, musical ou artística. :Distribuidor Este termo é em geral confundido com atacadista, mas para produtos industriais ele agrega, além da venda, armazenagem e assistência técnica para uma área geográfica de atuação delimitada. :Elasticidade-preço Medida de sensibilidade da demanda às alterações de preços. :Embalagem Corresponde ao conjunto de atividades de design e fabricação de recipiente ou envoltório para o produto. :Ergonômicos relativo à ergonomia. Conjunto de estudos que visam à organização metódica do trabalho em função do fim proposto e das relações entre o homem e a máquina. ( Fonte: Novo Dicionário – Aurélio). :Estilo descreve a aparência do produto e sua forma. O produto pode apresentar um estilo arrojado, imponente, sofisticado ou incomum, contudo isso não implica, que um estilo atraente contribua para o desempenho do produto e satisfação do cliente. :Estratégia significa, literalmente, "a arte do general", derivando-se da palavra grega "strategos“, significando a arte e a ciência de conduzir forças militares para derrotar o inimigo ou abrandar os resultados da derrota. No contexto empresarial, a estratégia está relacionada à maneira de utilizar adequadamente os recursos físicos, financeiros, tecnológicos e humanos, com o objetivo de minimizar os problemas e maximizar as oportunidades que se apresentam à empresa. Exemplo: transformação da sociedade industrial para sociedade baseada na informação – aumento do nível de informatização na vida coletiva. :Expectativa é o conjunto de necessidades e desejos que o consumidor pretende ver satisfeitos ao consumir o produto. :Inelástica (Demanda) Compradores com demanda inelástica não se importam com aumento de preços. Eles não reduzem a quantidade que compram ou a freqüência da compra em função dos preços :"IN Pack" Oferecimento, aos consumidores, de um prêmio acondicionado dentro da embalagem do produto. :Intangíveis atributos que não podem ser percebidos pelos sentidos antes de serem comprados. Precisam ser vivenciados para serem avaliados e/ou consumidos. :Intermediário É uma empresa comercial que presta serviços diretamente relacionados à compra e/ou venda de um produto durante seu trajeto, do produtor até o consumidor. Os intermediários podem ser eliminados de um canal, mas ainda é necessário que alguém desempenhe essas funções essenciais. :Liquidação Vendas de artigos a um custo bem abaixo do normal, feita geralmente para diminuir estoques antigos e permitir introdução de novos itens. :Lojas de Departamentos Varejo que comercializa apenas certos produtos, diversos tipos de produtos, subdivididos em linhas de produtos chamadas departamentos. :Lojas de Especialidade Varejo que comercializa apenas certos produtos (especialidades). :macroambiente consiste na maior amplitude das forças da sociedade que afetam todos os agentes no meio ambiente da empresa: as forças demográficas, econômicas, físicas, tecnológicas, político/legal, e sócio-culturais. :Markup Refere-se ao valor adicionado ao custo dos produtos para a obtenção do preço de venda. Existem: :Markup em cadeia que é a seqüência de markups usados pelas empresas nos diferentes níveis de canal - determinação da estrutura de preço em todo o canal; e Markup em porcentagem: que é a porcentagem acrescentada ao custo para se obter o preço de venda. :Megatendências são as grandes mudanças sociais, econômicas, políticas e tecnológicas de desenvolvimento lento que, após implantadas, exercem influencia durante algum tempo sobre a vida das pessoas - entre sete e dez anos, ou mais. :microambiente são os agentes do ambiente imediato da empresa, que afetam sua habilidade em atender aos seus mercados. São eles: fornecedores, intermediários de mercado, os clientes, os concorrentes, e o público. :Mix de Marketing É a seleção e combinação de instrumentos que uma empresa adota para alcançar os seus objetivos de marketing no mercado-alvo. Por meio desse conjunto de instrumentos a empresa pode concretizar sua estratégia do ponto de vista operacional, ou seja, entrar e se firmar no mercado. :"Near Pack" Prêmio colocado ao lodo do produto em promoção. Nesta modalidade, o prêmio pode também ser vendido aos consumidores , geralmente a preço de custo. :Necessidades são forças básicas que motivam as pessoas para fazerem algo. Referem-se a um estado de privação de alguma satisfação básica: alimento, segurança, sentimento de posse, auto-estima. As necessidades não são criadas pela sociedade ou empresas. São inerentes à condição humana. :Oferta Especial Diferente da liquidação por concentrar-se em um único produto. :"On Pack" Oferta, aos consumidores, de um prêmio preso à embalagem do produto por intermédio de um envoltório especial. :Patente é um título de propriedade temporária sobre uma invenção ou modelo de utilidade, outorgado pelo Estado aos inventores ou autores, ou outras pessoas físicas ou jurídicas detentoras de direitos sobre a criação. Em contrapartida, o inventor se obriga a revelar detalhadamente todo o conteúdo técnico da matéria protegida pela patente. (www.inpi.gov.br/). :Percepção é o que o consumidor passa a pensar do produto, após seu consumo e avaliação. :Portfólio de Produtos conjunto de todos os produtos produzidos e vendidos por uma empresa. :Praça Compreende atividades de seleção e controle das vias de distribuição, de modo a colocar os produtos disponíveis para o consumo, em tempo e locais adequados. Engloba o conjunto de decisões relativas à rede de vendas, incluindo os canais de distribuição e os intermediários comerciais dos quais a empresa depende para que o produto chegue ao consumidor. :Preço ferramenta crítica do composto de marketing, significa a quantidade de dinheiro que os consumidores têm que pagar pelo produto. :Preço base é o preço que os consumidores finais ou usuários, normalmente, pagam pelo produto. :Preço de composto de produto inclui estabelecer preços para linhas de produtos, características opcionais, produtos cativos, produtos conjuntos, subprodutos e "pacote" de produtos. :Preço de retorno alvo busca níveis específicos de lucro como objetivo. :Preço de valor consiste na fixação de preço justo para um composto de marketing que, realmente, proporciona aos consumidores aquilo que necessitam. :Preço esperado é o preço que os consumidores, de modo consciente ou inconsciente, acham que o produto vale. O preço esperado normalmente é expresso como uma extensão de preços. Assim, o preço esperado poderia variar "entre 20 e 40 reais" ou, para outro produto, "não mais que 20 reais". :Preço geográfico é freqüentemente é usado nas transações de countertrade. :Preço líder é o preço de algum produto fixado muito baixo para gerar fluxo de consumidores na loja. :Preço promocional preço criado especificamente como parte de uma estratégia de venda, por exemplo: “ compre 2 e leve 3”. Ou como preço isca, preço de ocasião, cupons de descontos, financiamento a juros baixos, prazos de pagamentos maiores, contratos de garantia e de serviços e desconto psicológico; :Preço psicológico Preço com apelo especial a determinados consumidores-alvos. :Preço/Quantidade Oferta a comerciantes e intermediários de uma unidade grátis, adicional, na compra de determinada quantidade daquele produto. :Preço-isca Preço muito baixo para atrair consumidores às loja :Produto é a ferramenta mais básica do composto de marketing, que representa a oferta tangível da empresa para o mercado, incluindo suas qualidades, design, características, marca e embalagem. :Produtos brancos não têm marca, apenas logotipo de identificação. Alegam o preço mais barato por ausência de publicidade e embalagens sofisticadas. :Produtos de marca do distribuidor o nome do distribuidor garante uma certa qualidade dos produtos. :Produtos de marcas diversas são marcas exclusivas do distribuidor mas, que não têm o seu nome. :Promoção envolve as várias atividades da empresa responsáveis pela comunicação e promoção de seus produtos junto ao mercado-alvo. Compreende a promoção de vendas, a publicidade, as relações públicas, o merchandising, o patrocínio e o marketing direto. :Revendedor Empresa que compra e revende as mercadorias a outros varejistas ou atacadistas e, em muitos casos, vende a consumidores finais e presta serviços ao consumidor. :Rótulo Peça informativa que deve acompanhar o produto com a finalidade de identificar, classificar, descrever e informar dados sobre o produto e a empresa. :Scratch-off (arranhe... e ganhe) Cartela em papelão onde um prêmio eventualmente impresso na mesma está coberto por uma película especial a ser arranhado para descoberta do prêmio. (destina-se a intermediário e consumidores). :"Self-Liquidating" Venda de um artigo promocional ao consumidor, a preço de custo, associado a compra do produto em promoção. :Serviço é qualquer ato ou desempenho essencialmente intangível que uma parte pode oferecer a outra e que não tem como resultado a propriedade de algo. A execução de um serviço pode estar ou não ligada a um produto físico”. Por exemplo, hospedagem, assessoria empresarial, manutenção e conserto de equipamentos tecnológicos, conserto de carro, atendimento bancário, corte de cabelos etc.” :Share of market Parcela do mercado consumidor. Por exemplo: o refrigerante X tem 10% do mercado de refrigerantes. Este é o share of market do refrigerante X, ou seja, a parcela que ele possui do mercado. :Share of mind Lembrança de marca. Possuir uma parcela na mente do consumidor. :Subculturas são grupos com valores compartilhados que surgem de suas experiências ou circunstâncias especiais de vida. Cada sociedade contém subculturas: os adolescentes, os esotéricos, a terceira idade, os ecologistas, etc. :Tangíveis são atributos que podem ser percebidos pelos sentidos antes de serem comprados. Pode-se pegar, sentir, experimentar, testar antes de serem consumidos. :Tendência é uma direção ou seqüência de eventos que ocorrem em algum momento e prometem durabilidade. Exemplo: ecoturismo, livros de auto-ajuda. :Troca Direta (juntou...trocou) Prêmio oferecido a intermediários e consumidores, em troca de um número "X" "prova de compra", estipulado pela empresa. :Vale-Brinde (achou....ganhou) Colocação de um vale brinde, destinado a intermediários e consumidores, dentro da embalagem do produto com ilustrações ou dizeres alusivos ao prêmio. :Varejista Estabelecimento que objetiva realizar a venda de produtos ou serviços diretamente ao consumidor final.