Resumo

A segmentação de mercado é uma das mais poderosas armas estratégicas à disposição do administrador de marketing. Seu objetivo é identificar, no mercado, a menor unidade para a qual ainda é prático preparar um programa específico de marketing, o que só poderá ocorrer se o segmento demonstrar ser bastante amplo para ser lucrativo e caso a empresa tenha acessibilidade ao segmento.

O fundamento da segmentação de mercado é relativamente simples e baseia-se na ideia de que um produto comum não pode satisfazer as necessidades e os desejos de todos os consumidores. Os consumidores são dispersos em diversas regiões, têm hábitos de compras variados, gostos diferenciados, e variam em suas necessidades, desejos e preferências.

Especial atenção deve ser dada ao processo de segmentação de mercado, no sentido de selecionar um conjunto de variáveis que sejam capazes de identificar e categorizar clientes em grupos que mutuamente se excluam e cujas respostas às ações de marketing sejam relativamente homogêneas.

A função da segmentação de mercado é de agrupar indivíduos, cujas ações esperadas aos esforços de marketing sejam semelhantes ao longo de determinado período.

As principais variáveis de segmentação de mercado são: geográficas, demográficas, psicográficas e comportamentais.



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