Os principais diferenciadores de produtos são: características, desempenho, conformidade, durabilidade, confiabilidade, facilidade de conserto, estilo e design.

Características

Complementam o funcionamento básico do produto, a empresa deve decidir quais são as características padrões e quais as opcionais que mais agradam ao consumidor;
Desempenho

Nível de operação do produto. Os consumidores comparam o desempenho de produtos como computadores, por exemplo;
Conformidade

Reflete se as várias unidades são identicamente fabricadas e atendem às especificações;
Durabilidade

Mensuração do tempo de duração previsto para o produto. Ex.: televisores e geladeiras;
Confiabilidade

Mensuração da probabilidade de que um produto não apresentará defeitos dentro de um período de tempo específico. Ex.: Brastemp;
Facilidade de conserto

Grau de facilidade de consertar um produto que apresentar defeito. Ex.: automóveis;
Estilo

Descreve como o comprador vê e sente o produto. A embalagem é a maior arma do estilo. Ex.: produtos alimentícios e cosméticos;
Design

Todas as qualidades anteriores são parâmetros do design. Um produto bem desenhado é mais fácil de ser fabricado e distribuído.


Copyright © 2010 AIEC..