Outro aspecto que se deve observar com clareza é a diferença entre marcas, direitos autorais e patentes.


De acordo com a lei das marcas comerciais, as empresas adquirem direitos exclusivos e vitalícios sobre o uso de marcas. As marcas diferem de outras propriedades como patentes e direitos autorais os quais possuem data de expiração.

Em resumo, uma marca identifica a empresa seja qual for a sua natureza. Pode ser um nome, uma marca comercial, um logotipo ou outro símbolo. As marcas falam por si sós, e muitas vezes trazem consigo a garantia de qualidade. Em muitos casos, transmitem segurança, benefícios, valores, cultura, personalidade e identificação com segmentos de mercados.

A definição de uma marca, como componente importante da estratégia de produto, é um processo caro e demorado que pode levar um produto ao sucesso ou ao fracasso. As marcas mais valiosas possuem um patrimônio que é considerado o ativo mais importante da empresa. Ao considerarem a estratégia de marca, as empresas devem decidir se vão ou não atribuir marca a seus produtos; se vão fabricar marcas próprias ou utilizar marcas de distribuidores/varejistas (marcas privadas); que nome dar à marca e se devem usar extensões de linhas, extensões de marcas, novas marcas ou a combinação de marcas. Cada uma dessas decisões demanda uma estratégia diferente.



Copyright © 2010 AIEC..