c) Estratégias de Marketing para o Estágio de Maturidade:

Nessa fase o produto já é conhecido e aceito e os consumidores mantêm um consumo regular. É um período de queda no crescimento das vendas por que o produto conseguiu aceitação da maioria dos clientes potenciais. Os lucros se estabilizaram ou caíram em função dos crescentes gastos de marketing para defender o produto contra a concorrência. É possível que algumas empresas mais eficientes já tenham dominado grandes parcelas de mercado. O estágio se prolonga mais do que os anteriores e coloca desafios para a administração de marketing.

O estágio de maturidade pode ser dividido em três fases:

  1. Maturidade de crescimento: a taxa de crescimento de vendas começa a declinar. Não há canais a serem explorados;
  2. Maturidade estável: a maioria dos consumidores potenciais já experimentou o produto e as vendas futuras são ditadas pelo aumento populacional ou troca do produto;
  3. Maturidade decadente: o nível absoluto das vendas começa a declinar e os consumidores procuram outros produtos substitutivos.

Estratégias que podem ser adotadas no estágio de Maturidade:

  • Modificação de mercado: a empresa tenta aumentar a participação de sua marca no mercado. Procura converter não usuários em usuários, entrar em novos segmentos de mercado e conquistar os consumidores dos concorrentes.
  • Modificação do produto: A empresa procura melhorar a qualidade (aumentar o desempenho funcional do produto em termos de durabilidade, confiabilidade e gosto). Busca melhoria de característica: tamanho, peso, acréscimo de acessórios. Tenta melhorar o design: estilo, embalagem, cores.
  • Modificação do composto de marketing - Nessa estratégia a empresa tenta mexer nas principais variáveis do mix de marketing como: Preço, Praça (Distribuição), Promoção; Propaganda; Venda pessoal e Serviços.


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