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Resumo Dentro das estratégias de Marketing, o item serviço é uma das maiores revoluções promovidas pelas empresas nas últimas duas décadas. É o setor que mais tem crescido, tanto em nível de empregos oferecidos, quanto em receita gerada. Os Estados Unidos destacam-se no mundo de hoje como a primeira e principal economia de serviços pelo fato do aumento da riqueza, da maior disponibilidade de tempo para o lazer e da crescente complexidade dos produtos que requerem serviços. Um serviço pode ser definido como "qualquer ato ou desempenho essencialmente intangível que uma parte pode oferecer a outra e que não tem como resultado a propriedade de algo. A execução de um serviço pode estar ou não ligada a um produto físico". Quatro características importantes devem ser consideradas pelos profissionais de marketing quanto aos serviços: intangibilidade, variabilidade, perecibilidade e inseparabilidade. Os produtos e serviços das empresas também têm um ciclo de vida. O ciclo de vida do produto é uma estratégia de marketing que orienta a dinâmica competitiva do produto, na qual a empresa precisa planejar a sequência de estratégias apropriadas para cada fase do ciclo de vida: introdução, crescimento, maturidade e declínio. No ambiente mercadológico, os produtos e os serviços de uma empresa podem ter vida longa e até mesmo atravessar séculos, dependendo das estratégias de marketing que as empresas venham a adotar. Dependendo
dessas mesmas estratégias, os produtos podem ter vida curta e morrer
e, não raras vezes, levar consigo toda a empresa. |
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