| Resumo
A complexidade das modernas economias de mercado exige que o produtor
utilize algum tipo de intermediário no processo de transferência
de seus produtos.
O processo de distribuição de produtos e serviços
não é uma tarefa simples para as empresas que decidem operar
em escala regional ou nacional, principalmente, em um país de dimensões
continentais, como é o Brasil. Muitas vezes, a empresa que fabrica
o produto, ou que dá origem ao serviço, não consegue
levá-lo até as mãos do consumidor.
É por meio da distribuição, como elemento da estratégia
de marketing, que se torna possível ao comprador adquirir o que
e quando deseja. Nesse contexto, os intermediários constituem
o canal de marketing ou de distribuição, uma vez que colocam
no mercado os bens dos fabricantes.
O processo de distribuição compreende:
- escolha
dos canais;
- seleção
dos intermediários;
- seleção
da oferta;
- programação
de visitas;
- prospecção
e entrega da oferta aos intermediários;
- venda;
- estimulação
das vendas;
- relatório
de vendas;
- análise
e controle das vendas.
Utilizar
intermediários contribui para o aumento da eficiência de
distribuição, pois possibilita que os bens estejam amplamente
disponíveis e acessíveis nos mercados-alvo, já que
os intermediários, por meio de seus contatos, experiência,
especialização e escala de operação, oferecem
à empresa mais do que ela poderia alcançar atuando sozinha.
Stern & El-Ansary acreditam que os intermediários facilitam
o fluxo de bens e serviços. Isso é importante na medida
em que estabelece uma ponte entre o suprimento de bens e serviços
gerados pelo produtor e os sortimentos exigidos pelos consumidores. O
desencontro nesse sistema resulta do fato de que os fabricantes produzem
basicamente grande quantidade e variedade limitada de bens, ao passo que
os consumidores desejam, geralmente, quantidade limitada de ampla variedade
de bens.
Os intermediários podem ser capazes de desempenhar as atividades
de distribuição melhor ou mais barato que os produtores
ou consumidores. Em geral não é viável, para o produtor,
lidar diretamente com os consumidores finais.
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