:Acronimos palavra formada pela primeira letra(ou mais de uma) de cada uma das partes sucessivas de uma locução ou pela maioria dessas partes. :Previsibilidade É a probabilidade calculada de se atingir um dos diversos resultados conhecidos. Condição de se saber qual a probabilidade de que algo aconteça. :Rightsizing redução dos níveis hierárquicos de uma organização. :Previsão Ufanista previsão realizada por pessoas que possuem atitudes, posições ou sentimentos influenciados pelo potencial das riquezas brasileiras, vangloriando-se desmedidamente do Brasil. :Estratégia visão do todo organizacional dentro do ambiente competitivo, objetivando a colocação vantajosa da organização neste ambiente. :onisciente que sabe tudo. :Visão de futuro uma descrição vibrante, comprometedora e específica de como a organização será quando sua missão for cumprida. :Antagônicas contrárias, opostas. :Planejamento No Novo Dicionário Aurélio encontramos os seguintes significados: a. Planejamento (ato ou efeito de planejar) b. Planejar (fazer plano ou planta de; projetar, traçar: Um bom arquiteto planejará o edifício) c. Projetar (Do lat. Projectare - lançar para diante, atirar longe, arremessar; fazer projeto, planejar) d. Projeto ([Do lat. Projectu - lançado para diante] idéia que se forma de executar ou realizar algo, no futuro). :Plano Direcional plano que indica as diretrizes para determinada situação, os possíveis caminhos a serem seguidos para alcançar certo objetivo. :Reducionismo é a crença de que todo fenômeno pode ser reduzido em seus elementos fundamentais, ou seja um problema complexo pode ser dividido em partes menores, possíveis de resolver, e assim resolver o problema todo. :Mecanicismo Segundo o mecanicismo o mundo funciona conforme uma relação simples de causa e efeito e a organização é vista como um conjunto de partes rigidamente articuladas dentro de uma lógica irrepreensível que permite total previsibilidade de funcionamento. :Expansionismo Segundo o expansionismo todo fenômeno é parte de um fenômeno maior, isto é, o fenômeno é explicado pelo papel que desempenha no sistema do qual faz parte e não apenas pela compreensão dos elementos que o constitui. :Teleologia O princípio da Teleologia nos ensina que a causa é uma condição necessária mas nem sempre suficiente para que surja o efeito, isto é, não existe uma relação simples de causa e efeito. A causa, por si só, não garante o efeito. Aqui, cai por terra a crença da total previsibilidade. Por esse raciocínio as organizações não reagem somente ao passado, mas podem também perceber as tendências e reagir também ao futuro. :Planejamento Estratégico é um tipo de planejamento voltado para a atuação global da organização no ambiente, vista como um todo e não um conjunto de partes isoladas e por isso mesmo define o próprio destino da empresa. :Endomarketing estratégia de marketing que visa identificar ferramentas a serem utilizadas para satisfazer necessidades e desejos dos clientes internos-funcionários, gerando assim um bom clima organizacional. :Visão uma descrição vibrante, comprometedora e específica de como a organização será quando sua missão for cumprida. Tão animadora que dá partida para o futuro, suscitando habilidades, talentos e recursos numa clara indicação do caminho e do local aonde a empresa pretende chegar. :Negócio é a definição do âmbito de atuação da empresa. No passado o negócio era definido de forma direta: persianas, serviço bancário, alimentação, transporte, etc. Atualmente tende a ser definido de forma mais abrangente: controle da luz solar, intermediação financeira, intermediação de informações, etc. Identifica as necessidades comuns aos clientes e as expressa de forma simples e objetiva. :Missão é a razão e ser da empresa. Isto é, o comportamento adotado dentro do âmbito de atuação escolhido para satisfazer as necessidades dos clientes. Define seu papel e sua finalidade. :Oportunidades forças do ambiente externo que favorecem a atuação da empresa e sobre as quais ela não exerce nenhum controle. :Ameaças forças do ambiente externo que criam fortes dificuldades à atuação da empresa e sobre as quais ela não exerce nenhum controle. :Pontos fortes são variáveis internas, portanto controláveis, que representam condição favorável para a empresa na sua relação com o ambiente. :Pontos fracos são variáveis internas, portanto controláveis, que representam condição desfavorável para a empresa na sua relação com o ambiente. :Análise SWOT SWOT é uma sigla que vem das palavras inglesas: Strengths - Forças; Weaknesses - Fraquezas; Opportunities - Oportunidades; e Threats - Ameaças. A Análise SWOT é feita para identificar um nicho estratégico que a organização possa explorar, servindo também para reavaliar a estratégia atual, se deve ser mantida ou reformulada. :Objetivos Os objetivos descrevem aonde você chegará ao final de determinado período. Devem: ser específicos, realistas e verificáveis, ter metas intermediárias e prazos definidos. :Metas As metas são marcos, etapas intermediárias que devem ser atingidas para cumprimento do objetivo. :Indicadores Os indicadores são formas de quantificar as metas para verificação de seu alcance. :Variável é qualquer medida que possa variar. Ex.: km percorridos, gols marcados, custos, etc. :Restrições são limitações sobre recursos, geralmente expressas em termos matemáticos. :Algoritmo é um procedimento passo-a-passo para resolver um problema ou completar uma tarefa. :Modelos são representações simplificadas de um objeto, evento ou relação do mundo real. Podem assumir a forma de descrições verbais, de modelos físicos (aeromodelos, miniaturas de carros, trens, etc.) ou de fórmulas matemáticas que representem as relações entre variáveis mais importantes como a relação entre lucro líquido, lucro bruto e custos (lucro líquido = lucro bruto - custos). :Programação Linear PL é a técnica matemática para determinar a combinação ótima de recursos. :PERT é uma técnica de avaliação e revisão de programas, empregada para programar e controlar projetos para os quais não se pode prever com precisão razoável o tempo em que as tarefas serão completadas. :Análise de rede técnica usada para programar projetos complexos que contenham inter-relacionamentos entre atividades ou eventos. :Burocracia organização com uma estrutura hierárquica formal baseada em regras e regulamentos. :Downsizing estratégia empresarial caracterizada pelo enxugamento do quadro pessoal, redução de custos, otimização de espaços, entre outras ações. :Divisão Grande departamento de um organização que aparece como se fosse uma empresa separada; pode dedicar-se a fabricar e vender produtos específicos, inclusive concorrendo com outras divisões da empresa, no mesmo mercado. :Processo Seqüência de atividades estruturadas que resultam num produto ou serviço específico para atender a um cliente interno ou externo. :Panacéia remédio para todos os males. :Coordenação é o processo de integrar as atividades de pessoas e unidades de trabalho para realizar com eficácia os objetivos da organização. :Diferenciação Princípio segundo o qual a diferença dos estilos de trabalho, inclusive as de orientação e de estrutura, podem complicar a coordenação das atividades de uma organização. :Integração O grau em que os empregados de vários departamentos trabalham juntos de modo unificado, sem reduzir a diferenciação. :Direção é o processo pelo qual o gerente procura lidar com seus subordinados para que executem as tarefas pelas quais ele é responsável, liderando-os, comunicando-se com eles e cuidando para que estejam sempre motivados. :Liquidez é a capacidade de converter ativos em dinheiro para atender necessidades ou obrigações correntes. :Situação Financeira Geral indica o equilíbrio de longo prazo entre dívidas e Patrimônio Líquido. :patrimônio líquido é a quantia pertencente aos proprietários da organização. :Ativos intangíveis Os principais ativos intangíveis ou invisíveis são: a. Produtos e serviços de alta qualidade b. Funcionários motivados e habilitados c. Processos internos eficientes e consistentes d. Clientes satisfeitos e fiéis.