3 - Características do trabalho gerencial

Henry Mintzberg, um dos estudiosos da gerência, afirma: "Muito embora uma enorme quantidade de material tenha sido publicada sobre o trabalho gerencial, nós continuamos a saber muito pouco sobre ele." Sugere que a literatura gerencial fala muito sobre o gerente, mas pouco sobre o que ele realmente faz. Assim, realiza um trabalho de observação em que as atividades gerenciais são analisadas sistematicamente e as conclusões são descritas somente quando podem ser suportadas por evidências empíricas. Desse trabalho, resulta um conjunto de características e de papéis do gerente.

Naturalmente, há necessidade de adaptações à realidade brasileira, uma vez que as observações foram realizadas nos EUA; mas as conclusões podem servir tanto de base para reflexão de estudantes brasileiros como de ponto de partida para pesquisas similares.

Mintzberg define o gerente como o responsável por uma organização formal ou por uma de suas unidades. Pode ser chamado vice-presidente, supervisor, primeiro-ministro, sargento, arcebispo ou qualquer um de uma grande variedade de outros títulos. Seu trabalho se realiza em qualquer nível da hierarquia organizacional (exceto no mais baixo de todos) e ele pode supervisionar pessoas em qualquer das várias funções organizacionais. Pode ter muita ou nenhuma experiência no trabalho; descobrir que as demandas variam de acordo com o clima da organização e as necessidades do momento. De fato, há enorme quantidade de variáveis capazes de influenciar o trabalho realizado pelos gerentes.



Copyright © 2010 AIEC..