1 - Os Papéis Gerenciais

O gerente é a pessoa responsável por uma organização ou qualquer de suas subunidades. Ele é revestido de autoridade formal sobre sua unidade, o que leva a dois propósitos básicos.

Primeiro, assegurar-se de que sua organização produza bens ou serviços, eficientemente. Para isso, planeja e mantém a estabilidade das operações básicas, adaptando-as de forma controlada às mudanças ambientais.

Segundo, assegurar-se de que sua organização serve aos fins para os quais foi criada, isto é, da pessoa ou grupo que a controla (os "influenciadores"). Interpreta suas preferências particulares e combina-as para produzir definições sobre as preferências organizacionais que possam guiar o processo decisório.

Por causa dessa autoridade formal, pode atender a dois outros propósitos gerenciais básicos:


  • agir como importante canal de comunicação entre sua organização e o ambiente;
  • assumir responsabilidade pelo nível de operação do sistema organizacional.

Esses propósitos básicos são operacionalizados por meio de dez papéis inter-relacionados, agrupados em três categorias:



Copyright © 2010 AIEC..