3 - As Funções do Administrador

Outra forma de ver o trabalho dos gerentes é por meio da análise das funções administrativas, propostas no início do século por diversos estudiosos. Entre esses, destaca-se o engenheiro Fayol, cujo mérito reside no fato de olhar a organização como um todo e de separar as funções administrativas das funções técnicas.

Para Fayol, os grandes executivos de sua época, seus colegas do início do século XX, estavam excessivamente preocupados com atividades que ele qualificava de técnicas: produção, finanças, comercial, contabilidade e segurança. Na opinião de Fayol, essas funções não tinham importância direta para a permanência e o sucesso, em longo prazo, da organização. Elas se referiam a atividades do dia a dia, que não distinguiam o administrador dos outros profissionais que com ele trabalhavam. O que realmente faria a diferença eram atividades voltadas para a manutenção do desempenho organizacional, ao longo do tempo. As cinco funções caracterizavam o trabalho do executivo e serviam para definir a Administração; seriam desempenhadas pelos administradores em escala crescente, à medida que assumissem cargos de maior autoridade e responsabilidade, como ilustra a figura. As funções técnicas são de responsabilidade dos níveis mais baixos:




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