b) O que não é uma competência essencial

As competências não aparecem nos balanços. Numa fábrica, canal de distribuição, marca ou patente são coisas, portanto nenhuma delas pode ser uma competência essencial.

Uma competência essencial é uma fonte de vantagem competitiva, pois é única e contribui para o valor percebido pelo cliente ou para o custo. No entanto, mesmo sendo fonte de vantagem competitiva, nem toda vantagem competitiva é uma competência essencial.

As empresas deveriam investir no desenvolvimento de suas competências essenciais. Para isso, é importante ressaltar a necessidade de distinguir competências de outras formas de vantagem competitiva. É fácil para uma empresa ficar à sombra de um ativo ou de uma vantagem baseada em infraestrutura e reduzir investimentos em competência.

O exemplo da Porsche

Verifica-se, portanto, a importância de se distinguir a herança (marcas, ativos, patentes, uma base instalada, infraestrutura) do passado e as competências essenciais que serão necessárias para lucrar com o futuro. É possível fazer uma leitura precisa sobre a capacidade de uma empresa quando se subtrai do seu lucro o percentual derivado de sua herança histórica. O lucro restante mede a habilidade da empresa de gerenciar e explorar suas capacidades únicas.



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