Resumo

Nós não podemos prever o nosso futuro, mas podemos calcular a probabilidade de atingir um dos diversos resultados possíveis e melhorar nossa previsibilidade, isto é, reduzir a incerteza sobre o futuro.

A grande maioria das pessoas precisam de previsibilidade. Não se trata de ter certeza de como as coisas ocorrerão, mas de conhecer as chances de seguir determinado rumo e de agir conforme o planejado.

As organizações surgiram a partir dos grupos de caça primitivos, como resposta à necessidade de reduzir a incerteza e melhorar a previsibilidade. Grande impulso nesse sentido foi dado pela elaboração da Administração Científica, que veio trazer métodos padronizados para melhorar a produtividade e garantir os resultados previstos.

É melhor ter uma previsão, mesmo que seja pessimista, do que não ter previsão nenhuma, pois quanto mais os administradores deixarem claro para seus empregados qual é o curso de ação que melhorará suas vidas, tanto mais eles poderão focar seus esforços na criação de valor para a organização. Esse é o objetivo do planejamento!

Na tentativa de melhorar a previsibilidade, vários estudiosos da administração dedicaram seus melhores estudos. Alguns considerados mais importantes foram os de Fayol, Collins, Porter e Prahalad. Para Fayol, o administrador deveria deixar em segundo plano as funções técnicas, como produção, comercialização, finanças etc. e focar sua atenção nas funções administrativas propriamente ditas, tais como planejar, organizar, dirigir e controlar.

Collins desenvolveu um arcabouço conceitual para o estabelecimento da visão de futuro, que tem o poder de eletrizar os participantes da organização para trabalharem atraídos por um campo de força gerado pela imagem vívida de um futuro desejado por todos.

Michael Porter propõe como mecanismo para melhorar a previsibilidade o conceito de vantagem competitiva, que pode ser obtida por meio de três estratégias genéricas: liderança em custos, diferenciação e foco.

Prahalad defende a ideia da competência essencial, que, uma vez descoberta e desenvolvida, permite à organização desenvolver novos produtos, nunca antes imaginados, para atender a necessidades que os clientes não sabiam que tinham.

Foram apresentadas algumas das fórmulas modernas para melhorar a previsibilidade. Mas a necessidade parece aumentar e não diminuir a cada dia, pois, à medida que o mundo se transforma, emergem novos problemas de ajustamento social e parece haver sempre muito mais a realizar do que já conseguimos, desde que morávamos em cavernas. A previsibilidade continuará sendo uma das nossas grandes necessidades e, por isso mesmo, uma fonte de estudos e novas pesquisas sobre as organizações e seu poder de melhorar nosso futuro.

Finalmente, lembre-se das palavras de Prahalad: "Se você não inventar o seu futuro, seu concorrente o fará".



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