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Resumo A consciência de que o tempo passa cria o impulso para planejar e satisfazer a necessidade humana de previsibilidade. Sendo as organizações fruto dessa necessidade, é nelas que o homem potencializa e aprimora a capacidade de planejar. Mesmo havendo interdependência entre as funções de planejar, organizar, dirigir e controlar, podemos facilmente perceber que o planejamento é a função que inicia o processo administrativo. Sem planejamento, os administradores não saberiam como organizar e nem mesmo o que organizar, não se sentiriam seguros na liderança para indicar qual direção seguir e não saberiam controlar o rumo e o ritmo da organização. Os objetivos servem para dar senso de direção, focalizar os esforços, guiar planos e decisões e ajudar na avaliação do progresso. Nas organizações, eles se ramificam por toda a hierarquia, formando uma rede que liga todo o pessoal na obtenção do objetivo organizacional. Para que o empregado se motive, é necessário que saiba o que dele se espera. Por isso, estabelecer objetivos claros, com metas intermediárias, geralmente resulta num desempenho melhor do que apenas definir de modo amplo a área de responsabilidade em que ele vai atuar. O papel tradicional
dos objetivos é servir como ferramenta para o controle imposto
pela organização. Ao contrário, Peter Drucker propôs
um sistema chamado Administração Por Objetivos, que dá
ênfase à iniciativa do subordinado na formulação
dos objetivos. |
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