|
Etapa
3: Análise do ambiente interno - exame das habilidades e competências
que possuem os colaboradores; clima organizacional; grau de sucesso obtido
nos lançamentos de novos produtos; como estão os indicadores
financeiros; qual a percepção dos clientes sobre produtos
e serviços. A avaliação dos recursos disponíveis,
sejam humanos, tecnológicos e de capital, e da capacidade da empresa
para desempenhar suas funções (marketing, produção,
pesquisa e desenvolvimento, finanças etc.) vai indicar em que a
empresa supera a concorrência e em que ela precisa melhorar. Qualquer
atividade ou recurso em que a empresa se sobressaia é considerado
um ponto
forte. Por outro lado, os pontos nos quais a empresa é superada
pela concorrência são denominados pontos
fracos.
A junção
das etapas 2 e 3 resulta na avaliação dos recursos e das
competências internas da organização, seus pontos
fortes e fracos, em relação às oportunidades e ameaças
do ambiente. Esse exame conjunto de variáveis é normalmente
chamado de Análise
SWOT.
|