6 - Abordagem de Portfólio - A Matriz BCG

Na abordagem de portfólio, a alta administração avalia cada um dos negócios corporativos com relação ao mercado e à estrutura interna da organização. Após essa avaliação, desenvolve-se uma função estratégica para cada negócio, com o objetivo de melhorar o desempenho global da organização. Os executivos de topo fazem uma análise racional guiada por oportunidades de mercado.

Um dos modelos mais utilizados é o do Boston Consulting Group - BCG, desenvolvido no início dos anos 70, conhecido como matriz BCG, baseado em três aspectos da unidade de negócio:

  • vendas;
  • crescimento de mercado;
  • produção ou absorção de saldo de caixa.

A abordagem tenta equilibrar as unidades que consomem e as que fornecem recursos para a organização, conforme a figura abaixo, cujo eixo horizontal representa a participação de mercado, e o eixo vertical indica a previsão de crescimento de mercado. Uma alta participação significa que o negócio é líder em sua indústria e uma alta taxa de crescimento do mercado é definida como igual ou superior a 10% nas vendas anuais.



Copyright © 2010 AIEC..