Resumo

Em um ambiente turbulento, o planejamento estratégico proporciona meios sistemáticos de analisar o ambiente, avaliar os pontos fortes e fracos da organização e identificar oportunidades e ameaças para desenvolver e explorar as vantagens competitivas.

A estratégia de nível corporativo procura determinar em qual negócio ou conjunto de negócios a organização deveria estar. A estratégia no nível de negócio determina como ela deve competir em cada um dos negócios. A estratégia no nível funcional determina como cada um dos departamentos funcionais pode dar suporte às estratégias negociais.

O processo de administração estratégica compreende 6 etapas: identificação da visão, negócio e missão; análise do ambiente com identificação de ameaças e oportunidades; análise da organização com identificação de pontos fortes e fracos; formulação de estratégias; implementação de estratégias; e avaliação de resultados, replanejando quando necessário.

A análise SWOT refere-se à análise de pontos fortes e fracos, ameaças e oportunidades, com objetivo de identificar nicho estratégico que possa ser explorado pela organização.

As firmas assumem estratégias gerais que incluem: estabilidade - manutenção do estado atual; crescimento - aumento do nível de operações; redução - diminuição do tamanho e da diversidade das operações; combinação - busca simultânea de duas ou mais dessas estratégias corporativas.

A matriz BCG analisa o portfolio de negócios da firma e identifica quatro tipos: estrelas, vacas leiteiras, pontos de interrogação e cachorros.



Copyright © 2010 AIEC..