O Planejamento tático refere-se ao nível intermediário da organização. Antes que a ação propriamente dita tenha início, a administração precisa determinar o objetivo e os meios necessários para sua realização.

Para que o planejamento estratégico seja implementado e se transforme em resultados concretos, ele precisa chegar ao nível operacional, no qual as tarefas são realizadas. Mas, entre os dois níveis, existe a necessidade de tradução da linguagem utilizada na formulação estratégica, normalmente frases grandiosas, como "seremos os melhores do mundo" em ações específicas a serem realizadas. Essa tradução é feita no nível intermediário, que interpreta e desdobra as orientações estratégicas em planos táticos, que, por sua vez, serão detalhadas em planos operacionais.

O planejamento tático é voltado não para toda a empresa como um todo, mas para uma área delimitada, como um departamento, uma divisão, unidade de negócio ou unidade de função. Tem um horizonte temporal mais curto e envolve decisões do nível intermediário. Se o planejamento estratégico foca o sistema empresa, o planejamento tático foca um dos seus subsistemas.



Copyright © 2010 AIEC..