Resumo

Quando o planejamento estratégico é formulado, deve servir de ponto de partida para os administradores dos níveis tático e operacional. Nesses níveis os objetivos são mais específicos e envolvem períodos menores. O planejamento tático traduz a estratégia em objetivos específicos para uma determinada parte da organização. O planejamento operacional seleciona procedimentos e processos específicos para os níveis inferiores da organização.

No nível tático, cada divisão ou negócio procura aproveitar uma vantagem competitiva. Segundo Porter, a administração de cada negócio avalia a vantagem competitiva por meio das forças que ditam a regra na sua indústria (barreiras de entrada, substitutos, barganha de compradores e fornecedores e rivalidade competitiva) e seleciona uma estratégia (liderança em custo, diferenciação ou enfoque) que explore sua vantagem competitiva.

As estratégias funcionais são implementadas por todas as áreas funcionais da organização e destinam-se a apoiar as estratégias dos negócios. As áreas funcionais típicas incluem Marketing, Finanças, Produção, Pesquisa e Desenvolvimento e Recursos Humanos.

Os planos operacionais referem-se especificamente às tarefas realizadas nos níveis mais baixos da organização. Nesse nível, espera-se uma lógica mais próxima da do sistema fechado, baseada nos modelos matemáticos, na engenharia da produção, na programação linear etc., destinada a produzir a máxima eficiência e eficácia.

Os planos operacionais podem ser classificados em procedimentos, orçamentos, programação e regulamentos. Portanto, o bom administrador deve ser capaz de fazer cálculos precisos sobre orçamentos e fluxos de caixa, bem como programar atividades a partir de ferramentas como cronogramas, gráficos de Gantt, gráficos de Carga, Rede PERT e Programação Linear.



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