Novos departamentos vão surgindo e a empresa vai se especializando e ficando diferenciada a ponto de um departamento agir de modo muito diferente de outro. Por exemplo, o departamento de produção e o departamento de vendas chegam muitas vezes a conflitos de interesse que precisam ser solucionados, pois os dois buscam o mesmo objetivo final, a satisfação do cliente e a consequente melhoria das vendas, mas por caminhos muito diferentes.

Por isso a empresa exerce uma atuação de integração dos objetivos e das atividades de suas unidades de modo a obter melhor desempenho do conjunto de pessoas e departamentos que trabalham para o mesmo objetivo. Logo, podemos concluir que quanto maior a empresa, tanto maior o grau de diferenciação nela verificado. E quanto maior o grau de diferenciação tanto maior será o esforço de integração de todas as atividades para a consecução dos resultados esperados.

Assim, é importante conhecer os diferentes desenhos ou estruturas organizacionais, a departamentalização e a coordenação presentes nas empresas para se obter o desempenho necessário.



Copyright © 2010 AIEC..