b) Teoria burocrática do desenho

Max Weber deu uma importante contribuição ao desenho organizacional com a teoria da burocracia. A análise das estruturas organizacionais de instituições militares e de governos europeus influenciou o trabalho de Weber. Seus escritos complementaram a Administração Científica e a Teoria Clássica da Organização ao ampliar a base teórica para se organizar a função administrativa.

Weber via muitas virtudes na burocracia como projeto de organização. Elogiava, em particular, a racionalidade, a existência de regras para as decisões, a clara cadeia de comando e a promoção de pessoas baseada no mérito e não no favoritismo ou capricho pessoal. Também admirava a clara especificação de autoridade e de responsabilidade, que, segundo ele, tornava mais fácil avaliar e recompensar o desempenho.

A abordagem sofreu críticas por ser muito teórica e desvinculada da realidade, sendo improvável que uma burocracia produza os resultados que Weber descreveu. Além disso, a palavra burocracia, na prática, passou a ser associada com tamanho exagerado e outros problemas como: equipes inchadas e dispendiosas, impessoalidade formalística com perda de vista dos objetivos mais amplos, reações lentas ao ambiente em mudança, lutas pelo poder entre indivíduos e unidades de trabalho e mau atendimento aos clientes.



Copyright © 2010 AIEC..