Análise do Ambiente

Assim que o ambiente de negócios da organização é definido, ele deve ser avaliado em duas dimensões: simples/complexo e estático/dinâmico. Ambientes de negócios simples têm relativamente poucos fatores a serem analisados; nos ambientes complexos, o número é relativamente maior. Os ambientes estáticos mudam lentamente; nos ambientes dinâmicos, a mudança é rápida e inesperada. Os atuais ambientes negociais tendem a ser, em sua maioria, complexos e dinâmicos.

Comecemos considerando as empresas cujo ambiente seja simples e estático. O mercado para seus produtos é bastante homogêneo e a demanda alta e estática há vários anos. Na maioria dos casos, essas empresas deveriam adotar a forma funcional de organização.

Entretanto, um ambiente que é hoje estático pode se tornar dinâmico amanhã. Ambientes simples, porém dinâmicos, exigem um tipo diferente de organização. Ela precisa de um fluxo de informações mais rápido e maior proximidade dos mercados do que permite a forma funcional pura. A empresa pode descobrir que faz sentido modificar uma forma de organização basicamente funcional para permitir relações laterais entre os empregados. Essas organizações podem, por exemplo, criar forças-tarefas ou comitês especiais para lidar com problemas ou produtos específicos.



Copyright © 2010 AIEC..