Por outro lado, um administrador de staff está em posição de oferecer conselhos e assistência ao administrador de linha. Por exemplo, numa grande indústria, os administradores de linha seriam aqueles das funções de vendas e produção, enquanto os executivos de recursos humanos, do setor jurídico e da contabilidade, seriam considerados administradores de staff.

O termo linha, quando se refere à posição, descreve administradores cuja função organizacional contribui diretamente para a consecução dos objetivos organizacionais. Por isso, a classificação da função de administrador de linha ou staff depende dos objetivos da organização. Por exemplo, numa firma de serviços contábeis, os contadores têm uma função de linha. De forma análoga, numa firma de recrutamento e seleção, os especialistas em recursos humanos trabalham em uma posição de linha.

Todo administrador tem autoridade de linha sobre seus subordinados, mas sua posição é de linha ou de staff, conforme contribua diretamente ou não para os objetivos da organização.


Copyright © 2010 AIEC..