A visão clássica

A centralização, incluída por Fayol em seus princípios, vinha com a ressalva que a quantidade adequada de centralização dependia da situação. Assim como a maior parte dos princípios clássicos, o objetivo final era o uso ótimo das capacidades do pessoal.

Tradicionalmente, as organizações são estruturadas na forma piramidal, com concentração da autoridade e poder no topo. No entanto, à medida que os ambientes organizacionais se tornaram mais complexos e dinâmicos, mais e mais organizações vêm descentralizando o processo decisório. Muitos executivos agora acreditam que as decisões devem ser tomadas por aqueles que possuem a melhor informação para agir, não importando seu nível na organização.

O que determina se uma organização irá mover-se na direção de maior centralização ou descentralização são os fatores listados abaixo:

Mais centralização

Mais descentralização

O ambiente é mais estável. O ambiente é complexo e imprevisível.
Administradores de níveis mais baixos despreparados e inexperientes na tomada de decisões. Administradores de níveis mais baixos suficientemente capazes e experientes na tomada de decisões.
Administradores de níveis mais baixos não querem, não gostam de influenciar as decisões. Administrador de níveis mais baixos querem e gostam de influenciar as decisões.
As decisões são muito importantes. As decisões são relativamente pouco importantes.
A organização está enfrentando crise ou risco de falência. A cultura organizacional é mais aberta com relação aos administradores influenciarem a tomada de decisão.
A empresa é grande. A empresa é geograficamente dispersa.
A implementação eficaz da estratégia depende da maior concentração de poder nas mãos dos diretores. A implementação eficaz da estratégia depende de os administradores se envolverem mais na tomada de decisões.


Copyright © 2010 AIEC..