| Finalmente,
as estruturas funcionais tendem a criar dificuldades quanto à cooperação
interdepartamental. Elas criam fronteiras entre os departamentos de modo
que, quando uma atividade requer cooperação urgente, elas
podem representar obstáculos intransponíveis. A alta administração
reforça tais barreiras quando avalia cada departamento pelo atingimento
de padrões específicos de desempenho e pelo cumprimento
dos respectivos orçamentos. Os gerentes dos departamentos dão-se
conta disso e concentram seus esforços no cumprimento desses requisitos,
relegando as necessidades dos outros departamentos a segundo plano. Para
o chefe do departamento de produção, torna-se muito mais
importante atingir os padrões e cumprir seu orçamento do
que atender emergências do departamento de vendas voltadas para
a necessidade do cliente.
Organização funcional:
Vantagem -
concentra a competência de modo eficiente.
Desvantagem - Baixa ênfase na cooperação
interdepartamental.
Indicada -
quando a estratégia requer qualidade superior; quando o
meio ambiente é estável.
Contraindicada -
quando a estratégia requer forte cooperação;
quando o meio ambiente é instável.
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