|
3 - Departamentalização por produtos A estrutura por produtos considera cada uma das principais áreas de produtos da organização e coloca-as sob a autoridade de um executivo que é um especialista e também responsável por tudo que diz respeito a sua linha de produtos, logicamente estabelecendo tecnologia de produção e métodos de marketing diferenciados. Uma empresa que adota a departamentalização de produtos esportivos, por exemplo, tem seus departamentos baseados nos produtos que vendem, tais como: calçados femininos, calçados masculinos, roupas e acessórios. A estrutura organizacional por produto divide as unidades com base nos produtos, projetos ou programas. As famosas divisões da General Motors são um bom exemplo: Chevrolet, Cadillac, Oldsmobile, Pontiac e Caminhões. Os termos organização por projetos ou por programas são comumente usados na indústria espacial para descrever o mesmo padrão da organização por produto. O organograma de uma grande empresa aeroespacial, como a Boeing ou a Douglas, poderá ter divisões ou departamentos organizados por produto, como Projeto do Avião X, ou Programa do Veículo Espacial Y.
|
Copyright © 2010 AIEC..
|
|