Outra vantagem da estrutura por produto é que ela facilita o processo de inovação, que requer a cooperação e a comunicação entre vários grupos que contribuem para o desenvolvimento do produto. A cooperação centrada no produto pode ser atingida muito mais facilmente nesta estrutura do que por meio de uma estrutura funcional. Um estudo feito pela Universidade de Harvard mostrou que as empresas com estruturas por produtos eram mais eficazes na criação e venda de produtos novos do que aquelas que não tinham esse tipo de estrutura. Muitas empresas que tinham uma estratégia de crescimento baseada na diversificação dos seus produtos, como GE e GM, abandonaram as estruturas funcionais em favor de novas divisões ou departamentos com enfoque em produtos específicos ou grupo de produtos.


ORGANIZAÇÃO POR PRODUTO

Vantagem - fixa a responsabilidade do gerente.

Desvantagem  
- os funcionários sentem-se inseguros; pode não concentrar especialização.

Indicada 
- para ênfase em cronogramas e custos; quando a cooperação é fundamental; existe exigência de inovação.

Contraindicada
- exigida alta capacitação em várias especialidades; o ambiente é estável; existência de poucos produtos.


Copyright © 2010 AIEC..