7 - Organização Matricial

As estruturas matriciais foram desenvolvidas primeiramente na indústria aeroespacial, na década de 1960, por empresas que participaram da missão de colocar o homem na lua. O pontapé inicial foi a exigência do governo dos EUA de ter um único gerente de contato responsável pelo andamento de cada projeto. Para atender a essa necessidade, foi nomeado um líder de projeto para compartilhar autoridade com os gerentes dos departamentos técnicos ou funcionais já existentes.

Esse arranjo temporário evoluiu para as organizações matriciais. Hoje em dia, a organização matricial é usada nas unidades de muitas empresas aeroespaciais, em firmas de consultoria, em agência de publicidade e em muitos outros negócios. A estrutura matricial pode ser encontrada em todos os níveis, ou apenas em certos departamentos.

Portanto, uma estrutura matricial designa especialistas oriundos de diferentes departamentos funcionais para trabalhar em um ou mais projetos que são liderados por gerentes específicos para cada projeto. Hoje, companhias como a TRW, a Lockeheed e a Asea Brown Boveri (ABB) utilizam estruturas matriciais. Até mesmo a Toyota usou uma estrutura matricial para desenvolver o seu carro de luxo, o Lexus. Sua montagem começa com uma estrutura funcional. A seguir, outra estrutura organizada por produto, por projeto ou por cliente é sobreposta à estrutura original. Os resultados disso é que os empregados são designados para um departamento funcional e, ao mesmo tempo, são indicados para trabalhar em um determinado produto ou para um determinado cliente.



Copyright © 2010 AIEC..