Estruturas compostas

As organizações, principalmente as de grande porte, não estão restritas a um único tipo de estrutura. Elas combinam, com liberdade, todos os tipos na medida em que ajustam diferentes partes da organização às condições que trabalham. Por exemplo, embora a estrutura básica da GM seja por produto, os departamentos dentro de cada divisão estão divididos em bases funcionais. Na divisão Chevrolet, por exemplo, existem departamentos como engenharia, manufatura, compras, marketing, contabilidade e pessoal.

De modo similar, uma companhia de aviação, por estar dividida territorialmente em regiões, não está impedida de possuir, em cada região, departamentos funcionais como operações de voo, serviços de terra, reservas etc.

Especialmente nas grandes organizações, podem-se encontrar praticamente todos os tipos de estruturas organizacionais. Na IBM, por exemplo, existem unidades funcionais (Produção e Marketing), por produtos (Processamento de Dados), geográficas (Europa, Oriente Médio, África) etc.

Além do mais, o organograma, composto ou não, das organizações tende a modificar-se à medida que os administradores procurem ajustá-lo às condições estratégicas, tecnológicas e ambientais que se modificam constantemente.



Copyright © 2010 AIEC..